Teresa Borges de Sousa
1 Agosto 2013
As portas têm uma enorme importância em Feng Shui uma vez que são ‘A BOCA’ dos espaços. É por elas que entra a energia e portanto a sua qualidade energética é determinante na qualidade energética do edifício. A porta principal é sempre a mais relevante uma vez que separa o mundo exterior do espaço interior vivenciado pelos seus utilizadores como espaço habitacional ou profissional. Nos edifícios de apartamentos ou de escritórios a porta de cada fogo ou de cada unidade é também relevante para a análise uma vez que separa os espaços comuns dos privados de uma família ou empresa. A porta das traseiras é também um elemento de interesse para o estudo, sobretudo para alguns cálculos clássicos. Presente sobretudo nas moradias e em certos apartamentos, representa o local de saída e escoamento de energia.

Em termos de FORMA, as portas principais são avaliadas tendo em conta a sua dimensão, a proporcionalidade relativamente ao edifício e o seu carácter. As portas interiores são vistas conjuntamente e também com as janelas para se avaliarem possíveis situações de fluxos rápidos de energia e as zonas com energia mais ativa, mais yang. A porta de uma casa pode também ser analisada de um ponto de vista simbólico: o material, a cor, o aspeto e o estado de conservação são chaves que permitem avaliar globalmente a vida dos habitantes. Uma porta em bom estado, bonita, a abrir e fechar sem qualquer entrave é um bom sinal para uma família. Veja dois exemplos de forma no fim desta newsletter.

Com o Luo Pan é possível medir a porta, DIREÇÂO da energia que entra no espaço, e através da planta do espaço identificar o sector (de 8) em que a mesma se situa. Em cálculos como o das Estrelas Voadoras a energia da porta é medida e enquadrada numa de 24 direções possíveis, sendo a partir daí e em conjunto com outros elementos caracterizadores do edifico desenvolvida "a carta" da casa, a qual permitirá identificar os padrões energéticos aos quais os habitantes ou utilizadores frequentes dos espaços estão sujeitos. Há quem efetue também avaliações muito detalhadas da energia que entra associando a direção da porta a um dos 64 hexagramas do I Ching e em particular a uma das suas 6 linhas, as chamadas afinidades.

Por vezes são propostas ALTERAÇÕES de cor ou pequenas variações na abertura da porta no sentido de melhorar a sua energia e consequentemente a vida dos habitantes. As portas das divisões de uma habitação são também consideradas para uma avaliação mais pormenorizada, avaliando-se a direção da mesma relativamente ao mobiliário principal dessa divisão. As portas permitem pois numerosas abordagens, cuidemos delas e permitamos que por elas entre uma energia próspera e dinamizadora das nossas vidas!