close

Estrelas Voadoras são hoje certamente o cálculo principal do Feng Shui clássico. Fazem parte do sistema San Yuan (Três Períodos) também designado por Xuan Kong (Misterioso Vazio). A tradução de estrelas voadoras para mandarim é "Fei Sin" por isso a designação clássica deste cálculo é Xuan Kong Fei Sin. A principal característica da escola Xuan Kong é a vertente TEMPO. Os mapas energéticos da casa variam consoante a data de ocupação da casa (ou data de construção em alguns casos) e a favorabilidade das estrelas varia consoante períodos de 20 anos. Também todos os anos e meses "voam" estrelas diferentes para cada um dos oito setores da casa. Por isso a favorabilidade de cada um dos oito setores e a auspiciosidade da casa no geral varia com o decorrer do tempo. Um casa ou quarto pode ser favorável num dado ano / mês e desfavorável noutro. As estrelas voadoras constituem assim uma verdadeira "astrologia" dos espaços que habitamos. (veja em baixo um vídeo sobre este cálculo).

No cálculo das estrelas voadoras cada setor tem duas estrelas principais. Uma estrela que deriva da orientação das traseiras da casa e controla o suporte da vida dos habitantes (sendo o principal suporte a saúde) e outra que deriva da orientação da fachada e controla os aspetos exteriores da vida, nomeadamente a riqueza e prosperidade. A favorabilidade ou não de cada setor depende de como essas duas estrelas interagem entre si. Os aspetos positivos ou negativos são ativados por outras estrelas por exemplo a estrela do ano ou mês. Tem também que se ter em conta o ano de nascimento e respetivo gua (trigrama) dos diferentes habitantes. As curas em estrelas voadoras têm bastante poder e este sistema pode mudar radicalmente a vida dos habitantes para melhor.

A origem das Estrelas Voadoras está submersa em mistério devido à potítica de segredo subjacente ao Feng Shui. Alguns autores situam a origem já na dinastia Han, há quase 2000 anos atrás. Provavelmente a origem do cáculo remonta à dinastiva song (1000 AD). Jiang Da Hong no fim da dinastia Ming (1620-1714?) foi o primeiro a fazer referência explícita ao sistema Xuan Kong. O próximo nome de relevo é o muito venerado mestre Zhang Zhong Shan (século XIX) que se disse da linhagem direta de Jiang Da Hong e fundou a escola Wu Chang que práticamente hoje em dia todos seguem. Daí nascem duas linhagens: a primeira é uma linhagem escrita através de Shen Zhu Ren (mestre Sam) que famosamente pagou um fortuna para copiar durante um dia e uma noite o diário de Zhang Zhong Shan aos seus descendentes. A outra é uma linhagem oral através de Tan Yang Wu que obteve os conhecimentos através de Yang Jiu Riu, um parente de Zhang Zhong Shan. Tan Yang Wu abriu a primeira escola de pública de Feng Shui para alunos selecionados em Xangai, na primeira metade do século passado (ver linhagem).





 



 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades.

Webinar grátis: Como o Feng Shui mudou a minha vida

Newsletter

A sua informação nunca será partilhada com terceiros
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt