close
Ba Zhai significa literalmente Oito (Ba) Casas (Zhai). É um dos cálculos mais simples do Feng Shui, podendo no limite ser usado por leigos em forma de tabela. No ocidente este cálculo é também referido como o cálculo das oito mansões. Isto porque existem oito tipos de casas / mapas consoante uma das oito possíveis orientações das traseiras (segundo a rosa dos ventos). Isto na sua forma mais simples. Ao contrário das Estrelas Voadoras, os mapas energéticos são intemporais, não mudam com o tempo. Por isso é um cálculo mais adequado para uma perspetiva a longo prazo do que para se perceber o que se está a passar num determinado mês ou ano.

A base do Ba Zhai são as Oito Estrelas Viajantes, cada uma com a sua identidade e personalidade próprias, cada uma associada a um dos oito trigramas do I Ching. Existem 4 estrelas positivas e 4 estrelas negativas, as estrelas do grupo Este e estrelas do grupo Oeste. Se um indivíduo ou casa é do grupo Este (elementos Àgua, Árvore ou Fogo) as orientações e setores do grupo Este são positivas e as direções do grupo Oeste (elementos Metal e Solo) são desfavorávies. E vice-versa. Clique aqui para ler um artigo sobre as quatro orientações positivas e as quatro orientações negativas.

Ba Zhai é um cálculo muito antigo. Diz-se que tem pelo menos 1000 anos, remontando à dinastia Song ou antes. No entanto é apenas há cerca de 300 anos, na dinastia Ming que aparece o primeiro clássico de referência, o Ba Zhai Ming Jing que se pode traduzir por "Livro Clássico Oito Casas Espelho Brilhante", ou seja o reflexo (energético) da casa. Igualmente na dinastia Ming aparece o clássico "Método de Abrir Portas" de Chang Ping Lin que detalhadamente analisa 24 casas segundo as 24 direções (24 montanhas) e prediz o destino afortunado dos habitantes se as portas principais e portas do terreno de uma casa estiverem bem localizadas.

Newsletter

Fique a par das nossas novidades.

Webinar grátis: Como o Feng Shui mudou a minha vida

Newsletter

A sua informação nunca será partilhada com terceiros
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt