Inicie sessão na sua conta
Inicie sessão na sua conta
Não tem conta? Registar
close
Incluída na arte Shan - Montanha da metafísica oriental, a culinária é possivelmente a arte suprema no sentido de ser a base para todas as outras. É através da alimentação que o nosso corpo se desenvolve, ou seja "somos o que comemos". O corpo é como que um templo, a base para o desenvolvimento do espírito. A assimilação desta energia mais densa e materializada (a comida e bebida), o chamado qi-yang, é fundamental para o processo da saúde humana, para o bem-estar social e das famílias, para a sustentabilidade ecológica do planeta e em última análise para a paz mundial. Por exemplo nos templos budistas zen do Japão os monges eleitos para a cozinha eram considerados os mais desenvolvidos espiritualmente e os guardiães da arte "Temple Cooking - Culinária dos Templos".

Modernamente, a arte da cozinha oriental ressuscitou com o filósofo Japonês Ishizuka Sagen, que viveu no fim do século XIX e criou o movimento Shoku-Yo, ou alimentação que nutre e cura. Um dos seus discípulos indiretos, Sensei George Ohsawa fundou depois o movimento macrobiótico no século XX. A culinária macrobiótica caracteriza-se por avaliar os alimentos primordialmente na sua função energética. À escolha, preparação e confeção dos alimentos são aplicados princípios transversais à metafísica chinesa, ou seja o conceito de energia ki, yin-yang e cinco transformações. Atualmente podem também incluir-se conhecimentos científicos para melhor sustentar e comunicar a alimentação com base em princípios macrobióticos.

Equilibrar a alimentação sob o ponto de vista yin-yang é o fator primordial. As cinco transformações aplicam-se por exemplo aos cinco fatores da confeção, o uso do fogo (fator principal) mas também tempo, pressão, sal e fermentação. Outras aplicações incluem o uso dos cinco sabores, das cinco cores, dos cinco cortes, dos cinco estilos de cozedura, etc. Um corpo são é a base e condição "sine qua non" para qualquer indivíduo ou consultor de feng shui. Venha descobrir connosco como aprender a fazer menus deliciosos para melhorar a sua saúde, prevenir doenças e mudar o seu destino através dos nossos workshops!


Newsletter

Fique a par das nossas novidades.

Mantenha-se informado e receba conteúdos práticos gratuitos

Newsletter

A sua informação nunca será partilhada com terceiros
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt