A escola dos oito chi´s ou oito direções é um sistema simples em que a casa é dividida nos oito setores (norte, NE, Este, SE, Sul, SO, Oeste e NO) de acordo com o norte geográfico. Ou seja é um sistema relacionado diretamente com o movimento do sol durante o dia e derivado da direcionologia da Astrologia do Ki. Foi trazida para o ocidente por Takashi Yosikawa na década de 90. A divisão da casa tanto pode ser pelo método dos quadrados como pelo método dos ângulos, de uma forma mais técnica ou mais intuitiva.
A cada setor é atribuído um dos oito trigramas que vai depois caracterizar cada setor. Por exemplo o setor Norte está relacionado com a carreira, desenvolvimento espiritual e atividade sexual. O membro da família é o filho do meio, após a puberdade mas ainda não completamente independente. Outras associações includem meia-noite (altura do dia), inverno (altura do ano), os rins, a bexiga, os orgãos sexuais. Na casa a divisão é a casa de banho; as fases da vida são a conceção e a morte; a cor da transformação é o preto ou azul médio e escuro; o sabor o salgado. Assim se caracterizam os restantes sete setores.
A análise simples passa por exemplo pelos setores em falta e extensões, localização da porta principal, orientação para dormir e trabalhar e análise de cada divisão em função do setor onde se encontra. É um método muito útil e contemporãneo para se proceder ao design de interiores. Assim podemos adequar cada divisão e a casa em si ao desejo e propósito dos habitantes. As curas deste método são simples, fáceis de recomendar e implementar para corrigir desiquilibrios energéticos e melhorar a vida das pessoas.