Ba Zi ou Quatro Pilares do Destino, é a forma mais comum da astrologia tradicional chinesa erudita. É também o sistema astrológico usado em conjunção com a arte de Feng Shui, especialmente na escola San He (Três Harmonias). Significa literalmente Oito (Ba) Caracteres (Zi). Os caracteres em questão são os doze ramos terrestres, com correspondência com os doze animais do zodíaco chinês e os dez troncos celestes. Sendo um pilar uma combinação de um ramo (energia da terra) com um tronco (energia celeste), resulta que 4 pilares ou são portanto 8 caracteres. Uma carta astrológica constrói-se atribuindo um dos 60 pilares a cada um dos quatro períodos de tempo principais para a vida humana, o ano, o mês, o dia e a hora.

A astrologia Ba Zi, tal como as outras formas de astrologia oriental tem pois a ver a ver com o conceito circular do tempo. Cada um dos 12 ramos e 10 troncos repete-se ciclicamente no tempo de uma forma infinita. A vivência de uma determinada conjuntura energética permite prever tendências quando a mesma se repete no futuro. A interpretação da carta permite revelar as tendências da personalidade de cada indivíduo assim como os seus pontos fortes e fracos nas diferentes áreas da vida. Ao contrário por exemplo do ki das 9 estrelas, existem cartas mais favorecidas pelos astros (ou seja mais benéficas) e outras menos favorecidas. Isto embora todas as cartas tenham fases boas e fases menos boas no decorrer da vida. A unidade de tempo fundamental para a sorte de um indivíduo são os chamados períodos do destino (10 anos), embora cada ano ou mês tenha também influência positiva ou negativa na vida das pessoas. Ba Zi é um método muito detalhado na avaliação visto existirem inúmeras combinações e ferramentas para análise.

Uma carta pessoal de ba zi não pode ser alterada, assim como não se pode alterar a "sorte" inata de cada um. No entanto o conhecimento da influência energética de cada período de tempo na vida de uma pessoa permite adaptar a ação do indivíduo de forma a potenciar os fatores positivos e minorar os fatores negativos. Permite por exemplo ajudar a compreender a relação que temos com os nossos familiares e amigos, quais as áreas de trabalho que poderão trazer mais sucesso, as melhores cores para usarmos, quando agir e quando esperar, os melhores (e piores anos) para para dinheiro e investimentos, para relações, etc. A compreensão dos ciclos energéticos determina a ação aconselhada em cada período de tempo por forma a fazermos as escolhas mais adequadas para os nossos objetivos caso a caso.

Faça a sua Carta