O feng shui clássico também chamado de feng shui tradicional, foi desenvolvido na China,  e os seus métodos estão referenciados nos clássicos. Caracteriza-se pelo sistema de linhagens no qual a prática é  passada de mestre para aluno ao longo de muitas gerações. Os objetivos primordiais do feng shui clássico são  potenciar o lado visível da vida tal como a prosperidade, a riqueza, o desempenho e o reconhecimento na sociedade. Também reforçar o suporte de vida dos praticantes ou seja a saúde, os laços familiares e o desenvolvimento interior. Para tal, elaboram-se mapas energéticos de uma casa tendo em conta as suas orientações e as formas exteriores medidas com a tradicional bussola chinesa, a Luo Pan. Depois de analisadas as características da habitação efetuam-se alterações e curas para melhorar estes aspetos.

Existem duas escolas de feng shui clássico, a San Yuan (três períodos) e a San He (tres harmonias). Ambas utilizam os dois métodos “Luan Tou” – forma e “Di Li” – direção. San he caracteriza-se por um estudo profundo das formas exteriores e respetivas direções em relação à casa. É por vezes designada por “escola da forma”. San yuan considera o tempo e a direção como os dois vetores fundamentais e é por vezes designada por “escola da bússola”. Outro termo muito usado é o termo Xuan Kong que é quase sinónimo de San Yuan.

Cálculos característicos do estilo san yuan são por exemplo as Estrelas Voadoras (Xuan Kong Fei Sin), seguramente o método mais popular do feng shui na atualidade. Numa análise simples de estrelas voadoras consegue-se geralmente determinar com grande precisão o destino dos habitantes com a vantagem de podermos intervir e modificar o rumo dos acontecimentos. Esta análise constitui-se como um verdadeiro mapa astrológico da casa onde a favorabilidade de uma casa ou de um determinado quarto pode mudar de ano para ano. As curas são simples e bastante eficazes. A forma mais elaborada do San Yuan é  Xuan Kong Da Gua que usando 64 direcções (64 hexagramas) serve para efetuar ou avaliar alinhamentos precisos do Yin e Yang ou Água e Montanha. Outros cálculos importantes desta escola incluem o Zi Bai Jue (Purple White Script) e o Xuan Kong Liu Fa. O estilo san yuan é atualmente predominante devido ao ambiente tipicamente urbano de hoje em dia. É também a especialidade da escola nacional na faceta clássica do currículo.

A escola San He com cálculos tais como o Ba Zhai (oito casas ou grupos este oeste) e o método da "Água Ascendente" (Dragão de Água), é de grande utilidade quando queremos organizar o espaço à volta de uma casa tal como um jardim ou uma quinta. Estes métodos fazem igualmente parte do nosso currículo. Os métodos pedagógicos da Escola Nacional de Feng Shui tornam o feng shui clássico fácil e acessível de aprender para a grande maioria dos alunos. Uma formanda do 2º ano a exemplificar um trabalho de Feng Shui Clássico na área das Estrelas Voadoras.