O sistema Black Hat, em português "Chapéu Preto", está na origem do Feng Shui moderno ou contemporãneo. Foi criado por Lin Yun na década de 80 com o intuito de benzer e harmonizar a casa. Lin Yun, um monge da seita budista tibetana com o mesmo nome, estabeleceu a ponte entre o Vastu (um género que arquitetura hindu) e elementos da cultura chinesa. No fundo o retrato do seu percurso espiritual.
Neste sistema a casa é dividida em nove setores quadrados ou rectangulares. De forma popular (e errõnea) chama-se a esta divisão "O Ba Gua". Como não utiliza qualquer tipo de bússola, a casa ou apartamento orienta-se sempre com o "norte virtual" para o lado onde está localizada a porta principal. Sendo assim, esta fica normalmente situada nos setores Norte, Noroeste ou Nordeste. A análise é feita setor a setor, sendo estes respetivamente: norte - carreira, nordeste - conhecimento, este - antepassados, sudeste - bençãos, sul - reconhecimento, sudoeste - relacionamentos, oeste - filhos e criatividade, noroeste - amigos influentes. Isto entre diversas outras associações.
Do sistema original do Black Hat originaram-se vários estilos. Um deles é o Feng Shui Intuitivo, marca registada da Escola Nacional de Feng Shui, e que agrega a influência da filosofia macrobiótica e incorpora elementos da psicologia de Carl Jung, por exemplo através da análise do desenho da casa.