Inicie sessão na sua conta
Inicie sessão na sua conta
Não tem conta? Registar
close
Margarida Estevam
6 Março 2017
Muitas vezes a primeira questão que alguém coloca a quem estuda ou trabalha com Feng Shui é sobre a casa de banho. Porque existem inúmeros artigos que falam do papel da casa de banho na casa.
 
As abordagens podem mudar, mas existe sempre um elemento em comum quanto ao papel desempenhado pela casa de banho na casa: drenagem de energia. Não só a energia estagnada, mas dependendo da localização da casa de banho e do seu grau de manutenção, também pode drenar a energia que pretendemos manter em casa para que a nossa vida flua.

 
Uma das primeiras preocupações que deve existir quanto às casas de banho é relativamente à sua manutenção, sobretudo na abordagem de Feng Shui Contemporâneo. Queremos que a nossa energia e a da casa se mantenha a fluir, torneiras a pingar e consequentemente a drenar aos poucos a energia da casa e dos ocupantes não será o ideal. O mesmo se verifica com objetos, móveis ou utensílios que estejam partidos, danificados ou que não funcionem. Então, queremos que a nossa casa de banho transmita funcionalidade, bem-estar, organização e não queremos que drene a energia de que necessitamos para fluir na vida.
 
A nível simbólico, as casas de banho na maior parte dos casos nas habitações portuguesas situam-se no sector 9 no Baguá, que representa Reconhecimento Social, Fama, Sucesso. Logo será uma área da nossa vida que, caso o WC não esteja adequadamente equilibrado, poderá estar mais debilitada. Sendo um sector que no seu significado está associado à Transformação Fogo e a divisão WC na sua essência é uma divisão de Transformação Água, vamos ter um confronto de energias opostas, pois a Água apaga o Fogo. Vamos querer nesse caso colocar elementos decorativos com cores, materiais, formas ou padrões associados à transformação que drena a Água e que ao mesmo tempo alimenta o Fogo, que é a Árvore, ou em alternativa vamos potenciar o Fogo e utilizar essa Transformação em vários elementos decorativos.
 
Na visão do Feng Shui Clássico, a casa de banho tem a função de drenagem da energia da casa, bem como a do indivíduo quando a utiliza, e representa pela sua própria natureza e função a Transformação Água.
 
Há alguns conceitos a reter relativamente à casa de banho em relação à casa nesta abordagem. É importante que não esteja em frente à porta de casa. Sendo que queremos que a casa de banho drene a energia estagnada, mas não queremos que drene toda a energia que queremos a fluir na nossa casa, o primeiro conselho é de manter a porta da casa de banho fechada, pelo menos durante a maioria do tempo. Outro conselho é manter a tampa da sanita para baixo, de modo a que a energia não seja escoada de imediato pelo cano.
 
Se o quarto de dormir for ao lado da casa de banho, é importante evitar que o indivíduo tenha a cabeceira da cama encostada a uma parede comum com a casa de banho, onde passam as canalizações de água. Outro caso é o das suites, em que o acesso à casa de banho é feito pelo quarto de dormir, o que será uma situação duvidosa em termos de Feng Shui, já que a casa de banho é um espaço de Transformação Água e o quarto de dormir, pela função de descanso e sendo um espaço mais Yin estará associado à Transformação Solo, existindo aqui uma relação de controlo da Transformação Solo em relação à Água. O ideal seria que a entrada para a casa de banho numa suite fosse feita através de uma divisão como um closet ou quarto de vestir que, por sua vez, dá acesso ao quarto de dormir, de modo a separar bem as energias.
 
Caso a cozinha seja a divisão com a porta em frente à casa de banho, mais uma vez se gera um conflito de energias, pois a casa de banho é de Transformação Água e com a função de drenagem de energia e a cozinha de Transformação Fogo e com a função de transmutação (pela alquimia dos alimentos) de energia. Sendo que a Água apaga o Fogo, é necessário equilibrar esta relação de modo a que não se anule a energia da cozinha e a solução passa por colocar um móbil ou carrilhão de vento (espanta-espíritos) pendurado no tecto entre as duas portas para criar dinâmica e movimento na transição de uma energia para a outra, sendo que esta solução também é possível quando a casa de banho está em frente à porta de entrada.
 
Se a casa tiver dois pisos e a casa de banho ficar por cima de outra divisão, deve-se evitar que a localização exactamente por debaixo da sanita (onde existe a drenagem da energia) seja ocupada pela cama ou por uma secretária de trabalho, uma vez que o chi da água drenada tem uma tendência descendente, irá tornar o espaço em baixo e o seu utilizador muito Yin.
 
 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades.

Mantenha-se informado e receba conteúdos práticos gratuitos

Newsletter

A sua informação nunca será partilhada com terceiros
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt