Inicie sessão na sua conta
Inicie sessão na sua conta
Não tem conta? Registar
close
Sofia Lobo Cera
2 Setembro 2014
Varandas são elementos importantes numa habitação, não apenas sob o ponto de vista estrutural, como do ponto de vista energético. Quando bem proporcionadas e cuidadas, convidam o chi a entrar, funcionando como um pequeno “Ming Tang - local de acumulação de energia”, dando mais vida, prosperidade e saúde à casa.

Numa varanda não se pode negligenciar a proporção não só relativamente à dimensão da mesma quando projetada, mas também relativamente aos objetos e utensílios que lá são colocados. Pequenas varandas são menos eficientes em termos de dinamização energética. Por outro lado varandas com aberturas demasiado grandes podem ser um fator de perda e escoamento de energia chi, perdendo-se mais do que se ganha.

Deve manter-se tudo em proporção. Caso tenha uma varanda pequena, deve convidar a entrada de energia colocando plantas e outros objetos decorativos apropriados, especialmente nos lados. Pode optar por pequenos bancos com almofadinhas para criar a sensação de que tudo está no tamanho certo. Caso contrários, as pessoas vão ter a sensação de se sentirem apertadas. Importante não sobrecarregar a varanda. Caso a abertura da varanda seja demasiado grande poderá ser adequado colocar persianas ou cortinados.

As cores e texturas podem ser suaves, estimulando o Yin, como por exemplo os azuis e brancos macios. Para manter o equilíbrio, acrescente algo mais Yang, com vermelhos fortes e móveis sólidos. Evite os cantos e bordas cortantes e linhas rígidas e prefira curvas e bordas arredondadas. No caso de ter um gradeamento, pode optar por desenhos auspiciosos ao invés de outros que criam uma energia cortante e desconfortável.

Proteja-se dos olhares indiscretos com o uso de plantas altas, como por exemplo bambus, mas não exagere, caso contrário vai bloquear a entrada da luz natural. Idealmente a vista deve ser desafogada. Escolha as plantas com cuidado, pois podem ajuda-lo a promover serenidade. Plantas com aromas calmantes podem fornecer-lhe uma sensação de tranquilidade e de paz. O uso de velas também podem ajuda-lo a criar um ambiente acolhedor e perfumado. As plantas devem estar bem cuidadas e devem evitar-se os recipientes com águas paradas. Por fim, pode criar pequenos recantos que ajudem a promover bons momentos com os seus entes queridos e amigos!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades.

Mantenha-se informado e receba conteúdos práticos gratuitos

Newsletter

A sua informação nunca será partilhada com terceiros
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt