Inicie sessão na sua conta
Inicie sessão na sua conta
Não tem conta? Registar
close
João Borges
14 Setembro 2015
A Casa e a Carreira
Este artigo é dedicado à influência da casa em que vivemos nas nossas vidas. Isto é, será que a nossa casa influencia a carreira dos habitantes? E se sim e de que forma? Sendo a carreira um dos aspetos mais significativos da vida moderna, de que forma podemos melhorar este aspeto através da análise e intervenção no nosso espaço habitacional? Este é um dos temas mais característicos do Feng Shui.

Antes de tudo importa definir o que significa exatamente o termo carreira visto que temos no nosso imaginário este conceito muito associado a outros, que embora relacionados não são sinónimos. Por exemplo “Carreira” não significa “Reconhecimento” nem tão pouco “Prosperidade”. É óbvio que carreira é um percurso de vida que no fim deve estar a associado ao reconhecimento dos outros e à prosperidade. No entanto nem sempre assim acontece. Os exemplos abundam como no caso do pintor Van Gogh que pode dizer-se teve uma excelente carreira mas daí não adveio nem reconhecimento (fama só a título póstumo) nem dinheiro visto que morreu na penúria. Muitos de nós temos uma carreira com significado mas queixamos nos de falta de reconhecimento e proveitos materiais.

Ativar a Carreira em Feng Shui Contemporâneo
Em termos da teoria dos cinco elementos da metafísica chinesa, a carreira está associada ao elemento Água. Existem várias formas de entender a razão de ser desta associação. No ciclo da água na natureza, uma nascente tem uma expressão mínima e pode desaparecer pouco depois. Mas pode também ser a origem de um pequeno riacho que depois juntando-se a outros vai tornando-se cada vez mais forte até dar origem a um rio grande que eventualmente desemboca na foz. Assim deve ser a carreira e a vida dos seres humanos ganhando força até à morte física.

O elemento água tem por sua vez associações várias tais como o setor norte da casa, as cores preto e azul escuro ou médio, o material vidro, as formas fluídas (em onda), e os números principal 1 e secundário 6. Por isso uma casa com falha a norte pode proporcionar problemas na carreira. Em termos de Feng Shui contemporâneo podemos ativar a casa com o elemento água nomeadamente usando. 

a) cristais
b) formas fluidas (em onda)
c) tons azuis médio e escuro
d) simbologia dos números 1 e 6
Isto na casa em geral e em especial no setor norte. Itens de água podem também ajudar mas não necessariamente no setor norte.

Ativar a Carreira em Feng Shui Clássico
A metafísica chinesa considera a carreira como o “output” das nossas vidas ou seja aquilo que produzimos. Isto significa a carreira, mas também o desenvolvimento espiritual e filhos. Tradicionalmente aos homens era reservada a carreira tal como entendida nos dias de hoje enquanto que às mulheres a carreira normal era a de gerar e educar os filhos. Hoje em dia, como é evidente, estas separações consoante o sexo já não se aplicam. Embora sendo representadas pelo mesmo elemento (e afinidade - ver depois), tanto numa casa como numa carta astrológica podemos ter sorte com filhos e má sorte com carreira ou vice-versa (a explicação desta curiosidade sai fora do contexto deste artigo).

No cálculo das estrelas voadoras, a estrela mais importante para ativar a carreira é precisamente a estrela 1 por ser do elemento água. A vitalidade e força que traz a estrela 1 é fundamental para a carreira. Outras estrelas importantes para a carreira são as estrelas 4 (em especial para as carreira académica e artística) e a estrela 6 que traz consolidação e avanço em empresas, no estado, forças armadas e organizações várias. Por isso ativar estas estrelas e em especial as combinações 1-4, 1-6 ou mesmo 1-3 é benéfico. Para isso temos que elaborar o mapa de Estrelas Voadoras da casa.

E o que são afinal as afinidades já referidas? Quando consideramos as 64 direções do sistema clássico Xuan Kong representadas por cada um dos 64 hexagramas do I Ching, a cada uma das seis linhas de cada hexagrama corresponde uma de cinco características sendo uma delas a afinidade Zi - Filhos e Carreira. Devemos por isso verificar se o hexagrama da orientação da casa tem esta afinidade assim como as direções da nossa cama e da secretária para a qual estamos a trabalhar. Se tal não for o caso e quisermos ativar a carreira podemos mudar estas orientações ou mesmo re-alinhar a porta principal. Isto são estudos obviamente mais avançados.

É claro que não basta ativar a carreira na casa e sentarmo-nos à sombra da bananeira. Existe a sorte do céu (a nossa astrologia), a sorte da terra (o Feng Shui da nossa casa) e a sorte do Homem, ou seja o trabalho desenvolvido por esforço próprio cada a ano, mês, dia e hora!
 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades.

Mantenha-se informado e receba conteúdos práticos gratuitos

Newsletter

A sua informação nunca será partilhada com terceiros
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt