MENU

Tigre e Dragão João Borges, 07 de Março de 2016

Tigre e Dragão são dois dos animais míticos do Feng Shui. Geralmente são expressões esotéricas e simbólicas para designar a energia (chi) emanado pelas montanhas, colinas e simples elevações à direita e à esquerda da casa. Este artigo elabora como estas elevações influenciam o cérebro humano e afetam as emoções de quem vive numa casa.

Em feng shui, parte integrante da metafísica chinesa considera-se a força do céu - yang e a força da terra - yin. Uma das aplicações deste  princípio fundamental é que as montanhas e outras elevações topológicas em geral são causadas pela força yin da terra. Ou seja uma elevação corresponde a um local onde a energia da terra é especialmente ativa e literalmente "puxa" o solo para cima.

Essa força  energética é depois comunicada à casa e aos seus habitantes. Influencia os habitantes por via do cérebro. Isto é o Dragão, elevação no lado esquerdo da casa ativa o lado esquerdo do cérebro e o Tigre, elevação no lado direito da casa ativa o lado direito do cérebro. O cérebro humano tem dois "hemisférios", o lado esquerdo que corresponde ao cérebro mais lógico, racional, intelectual e masculino. O lado direito do cérebro é mais intuitivo, estético, emotivo e feminino. Sendo assim pode-se dizer que a Dragão ativa as características masculinas dos habitantes e o o Tigre ativa as características femininas dos habitantes.

Por isso segundo a cultura clássica chinesa, diz-se que se a elevação do lado direito da casa for mais alta ou predominante em relação à elevação do lado esquerdo, isso consituti um fator positivo para as mulheres ou as mulheres dominam. Se a elevação do lado esquerdo da casa for mais elevada ou predominar em relação ao lado direito, então isso é positivo para os homens e os homens predominam (como desejado). No entanto hoje em dia a cultura ocidental considera que homens e mulheres ambos têm um lado feminino e masculino. Por isso é melhor pensar em tigre e dragão como fator influenciador das emoções e forma de pensar em vez da dicotomia mulher - homem. Assim resumindamente temos.

Tigre - Elevação à direita, lado yin e favorece
As caracteristicas yin / femininas dos habitantes
O pensamento emocional, estético, artístico, intuitivo, sexualidade feminina

Dragão - Elevação à esquerda, lado yang e favorece
As caracteristicas yang / masculinas dos habitantes
O pensamento racional, lógico, institivo, intelectual, sexualidade masculina