MENU

Tartaruga e Fénix João Borges, 05 de Outubro de 2016

Introdução
Os conceitos de "Tartaruga e Fénix" são dos conceitos mais básicos e importantes em forma exterior. São certamente também dos mais antigos no Feng Shui com milhares de anos e tendo sido usados ao longo dos tempos especialmente pela tradição San He - Três Harmonias. Conhecem a máxima do filósofo grego sofista Protágoras, "o homem é a medida de todas as coisas"? Em Feng Shui poderiamos considerar algo ainda mais abrangente tal como "O homem é a medida e a forma de todas as coisas". Sendo assim a energia das casas é produtiva quando se assemelha à forma humana.

Frente e Traseiras
Já nos perguntámos de onde vêm os conceitos de fachada principal e das traseiras? Serão um conceitos meramente estéticos ou terão uma razão mais profunda de ser? A teoria da metafísica chinesa indica que construímos casas com frente e traseiras porque também nós temos uma frente e costas (traseira) bem diferenciadas. Por isso uma das primeiras avaliações que se faz numa análise de Feng Shui é se estas duas características estão bem diferenciadas numa dada casa. Se ao chegarmos ao local não se conseguir descortinar imediatamente e de uma forma clara onde é a fachada principal e das traseiras, isso poderá indicar problemas no Feng Shui da casa. Pode mesmo invalidar cálculos tais como as "Estrelas Voadoras - Fei Xing" baseados nesta dicotomia fundamental yin-yang.

Tartaruga
A fachada das traseiras (lado yin) é regra geral, energéticamente um local de acumulação de energia. Para a energia se acumular a arquitetura tem se ser mais fechada e a topologia do terreno deve ser mais elevada. Isto é deve haver uma elevação atrás da casa que designamos por Tartaruga. A acumulação de energia serve depois como um suporte energético que apoia a vida dos habitantes especialmente na área da sáude, vida familiar e poder pessoal. Se esta elevação não existir, a energia movimenta-se mais rápidamente e por consequência tem menos possibilidade de se acumular para beneficiar os habitantes. Não havendo Tartaruga, os orgãos mais afetados são os orgãos água, rins, bexiga e orgãos reprodutores.

Fénix
A frente da casa (lado yang), fachada principal é normalmente a frente mais movimentada. O movimento do qi - "energia" significa mais potencial para esta entrar e nutrir a casa. Por isso a frente deve ser "desimpedida", isto é deve haver espaço vital à frente. Por outras palavras a casa deve ter vista. O Fénix é ponto onde nos focamos quando apreciamos "a vista da casa". Se à frente da casa houver por exemplo um outro prédio por perto (ie do outro lado da rua) dizemos que o fénix está obstruído. A Fénix influencia a nossa capacidade para termos uma visão produtiva da vida, saber o que nos propomos a fazer, ter sonhos e objetivos conretizáveis. Se não houver nenhum ponto assinalável de foco no horizonte diz-se que o fénix está disperso. Quando o fénix não é adequado, o orgão que mais sofre é o coração.

Percurso na Vida
O binómio Tartaruga - Fénix é fundamental então para o nosso percurso na vida, a nossa carreira. Fazendo ainda comparações com o corpo humano, quando estamos sentados, a tartaruga é o apoio da cadeira e a fénix o que vemos à nossa frente. Tem a sua casa uma boa Tartaruga e/ou um bom Fénix? Existem sempre curas ou melhoramentos que se podem fazer usando técnicas de Feng Shui.