MENU

Prepara a tua casa prática Inês Franco, 01 de Março de 2018

O yoga trabalha a energia do corpo e o feng shui trabalha a energia dos espaços!
Sendo o corpo a casa da alma e a casa o espelho da alma, nada mais potenciador do nosso equilíbrio e bem-estar, do que ter um espaço a que chamamos o nosso refúgio, onde podemos praticar, alongar, relaxar, meditar e libertar!
Quando decidimos levar as nossas práticas holísticas para dentro de casa, não só é mais fácil integrá-las no dia-a-dia, mas também passamos a ter a incrível experiência de influenciarmos positivamente o espaço que habitamos, contribuindo assim para o bem-estar geral de todos os habitantes de casa.
Não precisa de ser sala de yoga, mas pode ser um “canto de prática”! Um lugar calmo onde a mente e o corpo se vão acostumar cada vez mais a relaxar e a concentrar.
Ao fim de algumas semanas de prática diária em casa começamos a sentir essa energia no espaço, leveza, clareza, paz, amor e tranquilidade passam a estar presentes por toda a casa.


Seguem alguns conselhos de feng shui :


1 – Escolha o local
Verifique o centro da sua casa, segundo o feng shui o centro da nossa casa é o local energeticamente ligado ao nosso centro, á nossa saúde e ao nosso equilíbrio (deve estar o mais vazio possível).
Se for possível em termos de compartimentos é o local ideal!
Caso não seja possível praticar ai, devemos procurar pontos onde a energia também esteja estável, idealmente os compartimentos localizados a nordeste e sudoeste tem essas condições.
Se tiver dificuldades de concentração procure o compartimento ou direção norte.


2 – Verifique as condições do local
Não deve ser um espaço de passagem (um ki acelerado não ajuda á concentração)
A luz natural e ventilação são a melhor forma de atrair boas vibrações energéticas numa casa.
A temperatura não deve ser demasiado baixa ou alta, tente sempre o equilíbrio.


3 – Divirta-se a redecorar
Se for possível pinte as paredes, além de renovara cor ajuda a mudar a energia do local.
Escolha uma cor terra ou pastel que ajuda a equilibrar.
Pode também optar por um papel de parede com uma textura confortável ou mesmo um quadro com uma paisagem relaxante.
Tenha apenas o essencial, livre-se do excesso de objetos e opte por poucos mas de qualidade.


4 – Escolha de objetos e materiais
Privilegie a simplicidade e o minimalismo, mas com conforto.
Um tapete, uma almofada, uma manta e alguns objetos de culto e decoração, são suficientes para criar um ambiente relaxante e convidativo.
Priorize o conforto e a natureza, escolhendo matérias-primas naturais e que respeitem o meio ambiente, contribuindo para o bem-estar de todos os seres, vamos também potenciar o nosso.
Deve gostar e sentir-se feliz com todos os elementos escolhidos, caso contrario eles não beneficiarão a tranquilidade e o relaxamento.


5 – Limpe e perfume o espaço
A limpeza física e energética do local é essencial para a prática.
Limpe semanalmente com produtos ecológicos e não tóxicos mas com aromas que lhe agradem.
Antes e durante a prática pode energizar, aromatizar e limpar com o método que preferir: incenso, ervas naturais, pau-santo, óleos essenciais ou outros aromas que lhe agradem.


6 – Por fim equilibre com os cinco elementos utilizados em feng shui para que a energia flua no local.
Um objeto que represente água, elemento essencial para a vida vai ajudar na concentração, ativa a sensibilidade, a circulação e a sexualidade.
Um objeto que represente a árvore, ou seja a natureza, vai ajudar a crescer e a conectar com os elementais. Idealmente as plantas naturais contribuem para energizar o local e trazem felicidade ao ser humano.
Um objeto fogo para ativar a força da vida e o movimento. Acender uma vela diariamente vai conecta-lo com o calor humano e ajuda a transmutar energias menos positivas que carregamos no final de cada dia.
Um elemento ou cor terra que nos ajude a enraizar e a equilibrar, pode ser uma almofada de meditação, um colchão ou uma manta, mas sempre confortáveis e com padrões que lhe agradem.
Por fim um elemento em metal que vai ajudar a materializar os nossos desejos. Pode ser um objeto de culto, uma estatua ou mesmo uma taça metálica que ativamos com som.


7 – Usufrua
Use e abuse do seu ambiente preferido, partilhe com amigos e deixe que a energia o invada e flua na casa como na vida.
 

Namasté
Inês Franco