MENU

O que é Chi cortante? Vanda Passos, 04 de Outubro de 2018

Sabe o que é Chi cortante? É energia chi com iões de carga +, produzido por elementos arquitectónicos ou decorativos aguçados. É prejudicial à nossa saúde e bem estar. Afectam a nossa energia vital, provocando sensações de opressão, irritabilidade, dificuldade de concentração ou descanso, chegando a provocar doenças.

Na construção moderna, uma das situações mais comuns de chi cortante são as vigas salientes do tecto. Permanecer debaixo destes elementos é como sentar debaixo de uma guilhotina que teima em ferir o nosso campo energético. Interfere também com a boa fluidez do chi no espaço, tornando-o sha, ou seja, energia prejudicial. Infelizmente encontramos muitas vezes vigas salientes sobre camas, causando perturbações no sono. O ideal para solucionar estes casos é colocar tecto falso a tapar todas as vigas, ou panos suspensos no tecto, que tapam as arestas e suavizam a circulação do chi.

As esquinas em forma de L ou V, como a esquina de um edifício ou de uma divisão, direccionando o seu vértice para pessoas ou mesmo para outro edifício, projectam chi cortante nocivo a quem o recebe. Não devemos permanecer na direcção desta projecção, nem ter a nossa casa como alvo de uma aresta apontada. Sempre que possível, devemos curar estas situações, boleando as arestas ou colocando um elemento que crie uma barreira, como uma planta, biombo, estátua, ou outra solução que seja apropriada para a situação em questão. Os pilares rectangulares, móveis, ou qualquer outro elemento com esquinas pontiagudas ou arestas vivas têm o mesmo efeito.

Muitas vezes reparamos nestes elementos com desagrado, inconscientemente sentimos desconforto quando olhamos para eles, às vezes pensamos "como deve doer bater naquela esquina aguçada", mas agora sabe que há mais do que o receio do choque físico. Mesmo sem lhe tocar, estes elementos ameaçadores estão realmente a atingi-lo de uma forma que não se vê, mas inconscientemente sente essa agressão.

Para curar estas situações procure soluções que lhe sejam agradáveis, contribuindo para enriquecer o seu espaço. Aproveite para remodelar a sua casa, mudando a disposição do mobiliário, evitando localizar elementos onde permanecemos algum tempo (sofás, mesas, camas, secretárias, etc.) nesses raios de acção, ou opte por colocar elementos decorativos que façam barreiras, ou ainda, caso seja possível, termine com as pontas e arestas, arredondando-as. Se o seu caso for demasiado bicudo e a solução tarda em surgir-lhe, não gaste a sua energia tentando resolver sozinho, procure a ajuda de um profissional de Feng Shui que terá concerteza um leque bem agradável de soluções para lhe apresentar.