MENU

Fontes e aquários Sofia Lobo Cera, 05 de Julho de 2014

Vamos na rua, vemos uma montra com uma fonte que gostamos e decidimos comprar. Chegamos a casa, montamos a dita fonte e toca de pô-la a trabalhar. Em Feng Shui a água ativa a prosperidade. Mas no setor errado é prejudicial. Para quem sabe um pouco de Feng Shui vai ficar à espera dos seus benefícios. À partida parece um processo simples! No entanto, às vezes a colocação de uma fonte ou aquário pode trazer efeitos catastróficos ou não trazer quaisquer benefícios como esperado. Porquê? Porque existe todo um processo de cálculo para saber se se deve colocar uma fonte e se sim, onde e quando.

Para os mais curiosos, esse processo passa por primeiramente determinar quais os sectores cardeais onde é possível colocar água. Este dado vai variar ao longo do tempo. Em Feng Shui Xuan Kong estamos no período 8 que vai de 2004 a 2024. Neste período podemos colocar água nos setores Norte, Este, Sudeste, Sul e Sudoeste. Os melhores setores são o Sudoeste e o Este (respetivamente Ling Shen e Cui Shen, os termos técnicos). Água nos setores Oeste, Noroeste e Oeste é prejudicial, visto serem setores para a montanha e não para a água. Isto é respeitar a regra base de não misturar o yin-yang em feng shui (água yang e montanha yin). Ou seja água no setor água e montanha no setor montanha. O praticante amador pode tentar esta técnica com boas possibilidades de sucesso.


No entanto para o profissional isto é apenas o ponto de partida para um processo mais complexo.Depois de escolhido um dos oito sectores da casa, é necessário averiguar se nesse sector existe uma boa combinação energética no mapa energético da habitação e se a estrela anual também benéfica ou não. Os consultores mais completos podem ainda afinar a colocação dentro desse sector, num ângulo preciso de 5,625º que corresponde a um dos hexagramas do I Ching.. Depois da direção estar determinada, é necessário averiguar se ela beneficia o habitante e se está ativa no período de tempo pretendido. Se sim, escolhe-se o dia e este deve ainda nutrir a energia da casa e do habitante.

Portanto, aquilo que parece um processo simples e que até pode ser para quem não está ciente dos seus benefícios, na verdade é algo complexo e direcionado para a pessoa, casa e objetivos a atingir se queremos ter todas as probabilidades de recolher benefícios. Mas para o entusiasta amador lembrar àgua a Oeste, Noroeste e Este, no exterior ou interior não! Bom Feng Shui para todos!