MENU

Feng Shui para 2019 Paula Alexandra Oliveira, 02 de Janeiro de 2019

Ano Novo Vida Nova!

Diz o velho ditado, e assim aconselha a mais antiga Arte do Feng Shui, que todos os anos nos convida a olhar para o nosso espaço e estimula a reorganização para potenciarmos a energia da saúde e prosperidade nas nossas vidas, afastando os “maus ventos” das energias mais nefastas.

Embora para o calendário usado nesta prática o novo ano só chega em Fevereiro de 2019, a dia 4 no calendário solar e a dia 5 no lunar, a verdade é que o ciclo no nosso calendário gregoriano chegou ao fim. Como é costume, a Escola Nacional de Feng Shui partilha um artigo para estimular a mudança construtiva na vida de todos os nossos leitores.

Até Fevereiro aproveitem a energia da Primavera que já se sente e comecem a destralhar, deitar fora o velho para que haja espaço para o novo. Em fevereiro, toca a redecorar e reorganizar pois, todos os anos, as Estrelas voam no céu e o chi muda no espaço!

Vamos ver como acontece em 2019 neste artigo.

Para analisar quais as direções mais ou menos favoráveis na sua casa durante o ano de 2019, a forma mais simples de o fazer é circunscrever a planta da casa num quadrado e dividir em nove setores iguais. Depois com uma bússola simples verifica qual a orientação das divisões e irá atribuir uma direção da rosa dos ventos a cada um desses setores, exceto o setor central que não tem direção atribuída.

Existem nove estrelas/energias anuais que “voam” para um setor/direção na nossa casa diferente a cada ano. Dessas nove estrelas, temos quatro Estrelas positivas, a 8,9,1 e 6, três Estrelas negativas, 2,5 e 7 e duas cuja energia é variável. Pode ver em anexo a imagem a aplicar em 2019.

CENTRO -  Estrela 8 - Solo Yang - POSITIVO
Esta energia relaciona-se com a prosperidade principalmente sorte com propriedades, património e rendimentos. Este ano de 2019 esta força encontra-se presa no centro, o que pode significar um ano menos produtivo em termos de rendimentos monetários.
 
NOROESTE -  Estrela 9 -  Fogo Yin - POSITIVO
Esta é a segunda energia mais forte (Sheng Chi), imediatamente a seguir à estrela 8 (Wang Chi). Como a estrela 8 está prisioneira podemos estimular esta energia da estrela 9 que potencia a alegria, a inteligência ativa, a vontade de celebrar e o aumento da fama e do reconhecimento. Atenção: o setor Noroeste não pode ser estimulado com fontes. Mas podemos estimular com a utilização redobrada do espaço com chi humano, ou utilizar a criatividade e colocar candeeiros com movimento, por exemplo. De salientar que a Estrela 9 estará muito ativa durante 2019 devido ao facto do animal do ano, o Porco (Tai Sui) estar também no setor Noroeste.

OESTE - Estrela 1 - Água Yang - POSITIVO
Esta energia está ligada à sabedoria, estímulo para procurar conhecimento e capacidade para criar riqueza. Também potencia e estimula a busca e concretização do nosso verdadeiro caminho de vida. Também aqui fontes não são bem-vindas, mas o estímulo deste setor favorece a boa energia da casa.
 
NORDESTE -  Estrela 2 - Solo Yin - NEGATIVO
Nordeste não está auspiciosa em 2019. Traz tendência para doenças que, com o tempo podem tornar-se crónicas. Mas atenção, não desanimar. Evitar muito movimento neste setor da casa. Se uma porta estiver a Nordeste, utilizar de preferência uma outra porta caso ela exista. Senão, colocar decoração metal (cores cinzentas ou brancos) na decoração desse local.
 
SUL - Estrela 3 – Árvore Yang – VARIÁVEL para o negativo
Pois a energia da Estrela 3, quando muito estimulada pode trazer obstáculos no trabalho, discussões e litígios. Utilize por exemplo plantas de qualidade da energia FOGO para drenar esta energia. Se for uma porta, um tapete de cor vermelha ou cinzenta pode ajudar, mas o melhor é evitar usar se tiver outra opção.

NORTE - Estrela 4 – Árvore Yin – VARIÁVEL para o positivo
Norte, este ano vai estimular as atividades académicas, e…a energia do romance. 

SUDOESTE - Estrela 5- Solo - NEGATIVO
Em Feng Shui clássico a energia da Estrela 5 é a mais temida de todas. Pode trazer muitos desafios e muita imprevisibilidade. Pode-se drenar este Chi negativo com o elemento Metal. Poderá colocar, por exemplo, espanta espíritos de metal ou um sino de cobre como cura desta Estrela, especialmente se houver uma porta ou janela neste setor. O uso das cores cinzas ou branco na decoração do setor também pode ajudar. Se tiver uma porta neste setor e tiver outra opção evite esta utilização ao máximo.
 
ESTE - Estrela 6 – Metal  Yang - POSITIVO
Este recebe a energia que potencia o crescimento profissional, a autoridade pessoal e a organização. Trabalhar orientado para Este este ano de 2019 tende a trazer benefícios no emprego e progressão na carreira.
 
SUDESTE - Estrela 7 -  Metal YinNEGATIVO
Sudeste recebe em 2019 a segunda Estrela mais temida, famosa por trazer perdas financeiras, acidentes, principalmente com metal (carro) ou  lesões físicas. É tradicional a cura de sal (3 partes de sal para uma de água numa jarra de vidro ou cristal, com 6 moedas de cobre) para drenar esta energia negativa. Colocar principalmente junto a uma porta importante que esteja a sofrer esta influência. Renovar a cura quando a borda da água estiver cheia de cristais de sal. Significa que a energia negativa está a ser curada. O uso de decoração do elemento Água, com os azuis ou elementos de vidro também pode ajudar. Não colocar fontes!
 
Para terminar partilho que estas energias das Estrelas anuais são mais ou menos ativas dependendo das Estrelas fixas da casa (mapa das Estrelas Voadoras que se encontram nos mesmos setores) e também do ano de nascimento dos habitantes da casa.
Para conhecer melhor a prática do Xuan Kong Fei Sin, ou Estrelas Voadoras, lembramos que em Fevereiro abrimos em Lisboa e Porto nova formação que permite desenvolver no praticamente um conhecimento integrado da chamada “Sorte da Terra” que permite viver uma vida mais consciente, e, com boas escolhas, mais saudável e próspera. Nas sábias palavra de Confúcio “não pode mudar o vento mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”!
Boas práticas e um excelente 2019 com tudo a fluir ~~~