MENU

Feng Shui para 2016 João Borges, 06 de Janeiro de 2016

A 4 de Fevereiro iremos iniciar um novo ano astrológico chinês. É no final deste mês de Janeiro que devemos fazer o feng shui para 2016 (porque a direção das 9 estrelas voadoras vai mudar). Neste artigo iremos aprender de uma forma básica a potenciar as boas direções e curar as estrelas negativas.

Um mapa básico de feng shui clássico de estrelas voadoras consiste num quadrado subdividido em 9, representando 8 setores ou 8 direções mais o centro. Como cada direção ou estrela é representada por um trigrama também podemos designar este mapa por "ba gua" literalmente Oito Trigramas. Já referimos que existem 4 estrelas positivas (1,6,8,9), 4 estrelas negativas (2,3,5,7) e uma estrela variável, a estrela 4. Para recapitular:

Estrela 1 - Vitalidade, Intuição, Bom nome
Estrela 2 - Degradação Lenta da Saúde e Prosperidade
Estrela 3 - Atritos, Discussões e Contratempos
Estrela 4 - Artes e Letras
Estrela 5 - Destruição Súbita
Estrela 6 - Autoridade e Poder Pessoal
Estrela 7 - Perdas e Lesões
Estrela 8 - Prosperidade e Propriedades
Estrela 9 - Acontecimentos Felizes, Carisma

No tian pan (mapa de feng shui) para 2016, a estrela 2 está ao centro - ver em cima. Isto traz aspetos positivos e negativos, porque não existe uma direção particular. No entanto como contrabalanço, esta energia pode pegar-se um pouco a qualquer uma das oito direções. Vamos agora cada direção e ou setor da casa setor a setor. Esta análise é especialmente relevante para analisar a energia da porta principal da casa. Ou então da porta de um quarto usado regularmente como o quarto de dormir. Setor a setor temos

Noroeste - Para este setor voa a estrela 3. Poderá haver discussões e contratempos. Para evitar problemas ativar o setor ou a direção Este, por exemplo colocando aí uma fonte de água
Oeste - Para este setor voa a estrela 4. Poderá haver romance ou má conduta sexual. Pode ser avanço na carreira ou desenvolvimento artístico e académico.
Nordeste - Para este setor voa a estrela 5. A pior direção para trabalhar ou para ter uma porta. Para diminuir problemas colocar um sino de cobre.
Sul - Para este setor voa a estrela 6. Usar significa aumentar o poder pessoal. Pode também ser avanço na carreira. Esta estrela consolida também as finanças.
Norte - Para este setor voa a estrela 7. Poderá haver perdas financeiras, maldizer, problemas que entrem pela boca. Para evitar problemas colocar a cura de sal.
Sudoeste - Para este setor voa a estrela 8. Para a maioria significa aumento da prosperidade. A estrela mais forte (wang qi). Usar o mais possível. A melhor localização para colocar uma fonte de água.
Este - Para este setor voa a estrela 9, o sheng qi ou energia nascente. Setor ou orientação muito positivas. Usar bastante irá proporcionar acontecimentos felizes.
Sudeste - Para este setor voa a estrela 1. Outro setor positivo para ser usado com regularidade. Pode também ser ativado com água. Proporciona vitalidade e bom nome.

Para determinar os setores, ver as direções ou como fazer a cura de sal, vejam artigos anteriores! Vejam essencialmente o setor da vossa porta principal. Bom ano astrológico para todos os nossos leitores.