MENU

Feng Shui e harmonização do Chi com plantas Vanda Passos, 18 de Abril de 2018

Em clima de Primavera, venho vos falar de plantas.

“As plantas foram colocadas no Mundo para nos curar!” Ouvi isto de um Naturopata e como fez sentido! Fundamentais para nós por produzirem o ar que respiramos, sempre foram a base da nossa alimentação, cura do corpo e alma e ainda hoje é ingrediente essencial nos medicamentos, cremes, mezinhas e tantas outras coisas que ingerimos e nem as vemos. Com o modo de vida actual, em que o Homem vive cada vez mais distante do seu ambiente natural, parece-me fundamental usar as plantas para harmonização dos espaços, aliadas aos métodos de Feng Shui.

Para além dos benefícios estéticos e psicológicos de conviver com plantas, elas produzem iões negativos, importantes para a nossa saúde e bem-estar, limpam o ar de impurezas e diversos gases nocivos que são libertados de produtos de limpeza, vernizes, MDF e aglomerados do mobiliário, fibras e outros componentes dos têxteis, entre muitos outros lixos invisíveis aos nossos olhos que compõem a nossa envolvente. Também absorvem ondas electromagnéticas compostas por iões positivos produzidas por aparelhos eléctricos, que são bastante nocivas para nós. E ainda, as plantas produzem Chi e oxigénio puro!

Em Feng Shui as plantas estão associadas à Transformação Árvore, embora pela sua forma, cor e flor, cada uma está também associada a outra ou outras Transformações.

As plantas de Transformação Água são as que têm folhas onduladas, com crescimento irregular e as que têm tendência para os seus ramos caírem. A sua energia é maioritariamente yin. É o caso das Hortências e Hera.

As plantas de Transformação Árvore crescem verticalmente e com haste única. A sua energia é yang. É o caso do Bambu e Espada de São Jorge (embora este também gere energia Fogo pelas folhas pontiagudas).

As plantas de Transformação Fogo são as que têm folhas pontiagudas ou espinhos. Abundância de flores vermelhas, lilás, laranja, também lhes pode conferir esta transformação. A sua energia é yang. É o caso das roseiras, cactos e jasmim.

As plantas de Transformação Solo crescem pouco em altura, com folhas largas, ou flores amarelas. A sua energia é tendencialmente yin. É o caso da pimenta, manjericão, violeta (embora a sua flor possa gerar energia Fogo pela cor).

As plantas de Transformação Metal têm folhas arredondadas e pequenas. A sua energia é yin. É o caso das suculentas e manjerico.

Sugiro algumas plantas fáceis de cuidar e que se dão bem em casa sem sol directo:

Espada de São Jorge: Produz oxigénio à noite, sendo indicada para colocar em quartos, ajudando a ter um sono mais reparador. Limpa benzeno, xileno, formaleído, toluene, tricloroetileno e óxidos de nitrogénio. Planta usada para protecção do lar, colocando-a à porta de casa do lado de fora. Gera energia Árvore pela sua haste única, mas também energia Fogo pelas folhas pontiagudas. Regar 1x/semana.

Lírio da Paz : Limpa formaleico, xileno, monóxido de carbono e esporos de fungos. Também chamada de planta da família, harmoniza os laços familiares e dá protecção, devendo ser colocada em espaços que todos usam, como salas comuns ou corredores, visto não precisar de muita luz, a temperatura amena é mais importante para ela. Em Feng Shui, o centro geométrico da casa visto em planta é o centro energético da família que habita o espaço, sendo esta área também indicada para colocação desta planta, embora nunca no ponto central, que deve estar totalmente desimpedido. Gera maioritariamente energia Solo pela forma das suas folhas. Manter terra húmida, sem exagero.

Planta Aranha: Limpa formol, xileno, benzeno e monóxido de carbono. Gera energia Água pela sua forma pendente e energia Fogo pela forma longa e pontiaguda das suas folhas. Gosta de bastante luz. Regar 1x/semana

Árvore-da-borracha: Limpa o xileno, tolueno, benzeno, tricloroetileno e o formaldeído. Transpira muito, humidificando o ar. Gera energia Árvore pelo crescimento em altura de haste única e energia solo pelas suas folhas largas. Regar quando a terra estiver seca superficialmente.

Cactos: Criam barreiras às ondas electromagnéticas, devendo ser colocadas ao pé de microondas, computadores, televisões, router, etc. Geram energia Fogo. Borrifar pontualmente no Verão ou quando mostrar necessidade.

Outras plantas boas para harmonização da casa e fáceis de manter: Hera, Crisântemo, Begónia, Planta do Natal, Antúrio, Palmeira, Aloé Vera.

Agora que conhece melhor as plantas, use-as no seu espaço conforme as suas necessidades. Por exemplo, plantas que geram energia Metal são boas para ter no escritório, atraindo dinheiro. Tenha perto de si plantas que geram a sua energia (veja Astrologia do Ki) ou que a energia gerada por elas alimenta a sua. Traga para dentro do seu espaço a Natureza e ela irá protegê-la, atrair saúde e prosperidade.