MENU

Feng Shui, Astrologia e Covid-19 Mestre João Borges, 18 de Maio de 2020

Saudações a todos os nossos leitores. Já há quase dois meses que o país e o mundo ocidental estão em crise profunda devido à Covid-19. Existe neste momento muita informação a circular nos media e nas redes sociais. No entanto, a metafísica oriental tem uma forma de pensar muito útil nesta situação. Este artigo foca-se especificamente na abordagem primeiro em termos de Feng Shui e depois em termos de Astrologia. Subsequentemente iremos abordar esta temática sob outras perspetivas, nomeadamente em termos de alimentação e imunidade pessoal.
 
Na forma de pensar do ocidente,  vemos a vida como um processo aleatório. Neste caso específico da Covid-19, apanhar o vírus, ficar doente ou mesmo morrer por esta doença, é um pouco ou mesmo completamente, “obra do acaso”. Ao invés, o “pensamento oriental”, que tem por base a causa e efeito, ação e reação ou Carma e Darma, defende que tudo acontece por uma razão. A vantagem desta forma de pensar, é dar ferramentas e poder ao indivíduo, para tomar decisões que melhorem a qualidade de vida. Neste caso específico podemos tornar a saúde mais forte e diminuir a possibilidade de sermos afetados negativamente por este novo vírus. Neste artigo iremos dar conselhos práticos, relativamente simples, fáceis de aplicar mas bastante poderosos. Comecemos pelo Feng Shui de seguida pela Astrologia.
 
Feng Shui
Sabemos de artigos anteriores que existem casas mais propícias para doença, e casas que, pela sua natureza intrínseca, têm mais saúde. Feng Shui estuda a relação entre a casa e a vida dos seus habitantes. Obviamente viver numa casa “saudável” proporciona melhor saúde e viver numa casa com “menos saúde” abre a porta a maior número de doenças. Cada casa, tal como cada ser humano, é diferente, com as suas debilidades e forças específicas. Apesar desta especificidade, podemos, no entanto, deixar aqui algumas dicas gerais, para melhorar a sorte da sua casa em termos de saúde e fator humano. Vejamos:
 
1. Este ano de 2020, a estrela 2, a estrela da doença está a sul. Por isso evite trabalhar ou dormir orientado para sul. É também fundamental que quem cozinha em sua casa não esteja virado para sul ao cozinhar.
 
2. Colocar um sino de metal no setor Este, preferencialmente numa porta ou janela. Em 2020 a estrela 5 dos acontecimentos imprevisíveis nefastos está neste setor. O sino de metal ajuda a drenar esta energia mais negativa.
 
3. Colocar a cura de sal no centro da casa. Encha uma jarra de sal com sal e cubra com água. No topo coloque seis moedas de cobre. Este ano no centro está a estrela 7 que pode provocar lesões e perdas financeiras.
 
4. Preferencialmente trabalhe orientado para Oeste ou Noroeste até esta crise acabar. Em 2020 nestes setores estão as energias do Wang Qi (energia forte) e Sheng Qi (energia nascente) das estrelas 8 e 9, as energias mais prósperas.
 
Estes conselhos irão ajudar não apenas em termos de saúde como em termos de prosperidade. Como todos estão cientes, a seguir a uma crise sanitária irá vir uma crise financeira. No entanto crise também significa oportunidade. Ter um bom Feng Shui na casa irá proporcionar oportunidades e permite ver o lado positivo de cada crise.
 
 
Astrologia Oriental
Feng Shui lida com a sorte da Terra, a astrologia lida com a sorte do Céu. No meio está o livre arbítrio. Em termos de astrologia chinesa, existem certas cartas astrológicas mais propensas para certo tipo de doenças. Pela teoria das cinco transformações ou cinco elementos (Água, Árvore, Fogo, Solo e Metal), este vírus é um vírus Água e Metal. Por isso apareceu no ano do Rato de Metal.
 
Rato é do elemento água, e água drena metal. O órgão metal no corpo humano são precisamente os pulmões. Também foi um vírus que se desenvolveu no fim do outono e floresceu no inverno. Se analisarmos a situação nos diferentes países do hemisfério norte, o norte de cada país é geralmente mais afetado que o sul. Isto precisamente por ter tendência mais húmida e mais fria (energia água). As regiões do sul, mais secas e quentes (energia Fogo) são menos afetadas. Também é um vírus que gosta de navios (de cruzeiro), outro tipo de ambiente água.
 
Sendo assim é possível que este vírus diminua de intensidade no verão e com o tempo quente. Mas pela astrologia irá manter-se durante todo este ano. O próximo ano do Búfalo de Terra também tem bastante metal, se bem que menos. É possível que este vírus desapareça por completo daqui a 18 meses. No entanto mesmo que se torne endémico irá tornar-se progressivamente menos perigoso com o passar do tempo. 
 
Mesmo que a sua carta tenha propensão para pulmões e rins fracos, a astrologia chinesa tem ferramentas muito poderosas para o ajudar nestes tempos mais difíceis. Por exemplo cada carta tem uma estrela designada por “anjo da guarda”, um tronco celeste ou ramo terrestre que nos dão proteção. Ter um amuleto com esse símbolo ou de alguma forma incluir essa energia na nossa vida diária é uma grande ajuda. Neste momento é difícil dar uma consulta de Feng Shui, no entanto uma consulta de horóscopos chineses é fácil por video conferência. Se estiver interessado contacte-nos no email geral@escolafengshui.com.
 
Obviamente que a Covid-19 pode ter outras abordagens igualmente poderosas, nomeadamente a nível de alimentação e imunidade e também uma perspetiva social, filosófica e planetária. Tem grandes implicações na nossa vida futura e no tipo de sociedade que desejamos. Noutros artigos desta newsletter iremos abordar estas outras perspetivas. A metafísica oriental tem excelentes ferramentas para nos guiar em tempos de crise. Fazer o curso elementar de Feng Shui é uma porta para ver a vida de uma forma completamente diferente, perder o medo e permitir o desenvolvimento pessoal de uma forma plena. Tudo isto obviamente para além das ferramentas práticas. Pode mesmo mudar a sua vida!
 
 
Até lá desejamos a todos os leitores felicidades e que se encontrem e continuem de boa saúde.