MENU

Energia Qi Teresa Gonçalves, 13 de Novembro de 2015

Ki, Qi ou Chi

Independentemente da forma como se possa escrever o seu significado é energia vital. Energia que anima todos os fenómenos que contempla tudo o que existe quer seja no homem, o ar que respira, o sangue que corre nas veias, o bater do coração, quer seja no meio que o rodeia, a água que corre num rio, o sopro do vento, o calor do fogo, os nutrientes da terra, o som da música, o universo em movimento.

Tal como a acupuntura o Feng Shui também é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que segue os mesmos princípios, promover o equilíbrio energético em busca do bem-estar, e têm o mesmo objecto de estudo o Qi. Há cerca de 4000 mil anos que os chineses conhecem a energia vital, que faz parte do Tao, manifesta-se em Yin e Yang. Opostas e ao mesmo tempo complementares, são as duas forças que, dão origem a tudo o que existe no Universo. Consoante o predomínio do Yin ou Yang origina-se o ciclo das cinco transformações - água, madeira, fogo, terra e metal.

A MTC tem várias técnicas de tratamento sendo a mais conhecida a acupuntura. Esta busca o equilíbrio perfeito do estado de saúde através da introdução de agulhas finas em pontos específicos nos meridianos (Jing Luo), canais do nosso corpo onde corre o Qi, essa energia vital. Quando tudo está em equilíbrio quer dizer que o Qi flui de forma adequada, caso contrário, se o Qi não flui, é pura estagnação. Esta técnica consegue equilibrar o Qi e aumentar a vitalidade.

Sabia que Feng Shui significa, literalmente, Vento e Água? Quem melhor do que o vento e a água para representar energia? À semelhança do nosso corpo, a terra também possui energia vital que corre nos seus meridianos e canais - “Veias ou Garras do Dragão”. Tal como na acupuntura quando essa energia tem bloqueios, ou não circula corretamente, terá um efeito nocivo no meio ambiente e, por conseguinte, a todos os que nele habitam. Há muito que os chineses se dedicam ao estudo da energia ambiental com preocupações na área da saúde.

O Feng Shui proporciona o equilíbrio entre a tríade Homem, Terra e Céu enquanto a acupuntura proporciona o equilíbrio do Homem, ou seja, ambas trabalham o Qi mas a escalas bem diferentes. O Feng Sui torna as relações energéticas ambientais harmoniosas potenciando assim, saúde, prosperidade, reconhecimento, as nossas relações com os outros e desenvolve também o nosso conhecimento interior.