MENU

Descubra o Canto da Prosperidade Yi Li Cai, 03 de Novembro de 2014

O “Canto da Prosperidade” é um conceito de forma interior, isto é sem usar direção. Aplica-se a todas as divisões relevantes de uma casa sendo determinante para decidir a colocação do mobiliário principal (cama, secretária, fogão ou numa loja a caixa registradora). Isto é o local onde se passa mais tempo e onde exercemos as atividades mais importantes. Mas poderá ser também a cadeira ou sofá favorito onde passamos quantidades significativas de tempo.

Regra geral, o canto da prosperidade é o canto oposto à porta. Isto deve-se ao fato de em feng shui, o chi (energia) entrar pela porta e depois fluir pela divisão em forma espirálica, o que leva à sua acumulação no canto oposto. Esta acumulação não se efetua de forma adequada se esse canto for um canto aberto, ou seja se houver uma janela, uma porta ou qualquer outro abertura. Este é um fator a considerar no projeto de arquitetura de uma casa. Ver sketch em baixo.

Se o canto da prosperidade for aberto impedindo assim a acumulação de energia podemos considerar o canto da prosperidade “emprestado”. Isto é um outro canto dessa divisão onde depois de analisada a forma como o chi flui pelo espaço, consideramos ser aí onde a energia se acumula com mais intensidade. Mas um canto “emprestado” nunca tem a mesma força do canto original.

Uma vez determinado esse local, o habitante sente-se confortável e relaxado. Se a direção e localização forem também boas, então a prosperidade advém de forma fácil. A determinação da direção efetua-se com uma luo pan, bússola chinesa do feng shui. Para tal colocamos a luo pan na porta e medimos a direção do centro da porta para o canto. Se o hexagrama for um bom hexagrama, o quarto tem prosperidade. Se o hexagrama for mau, poderá ser um sintoma de doença. Podemos diagnosticar a sorte e prosperidade de cada uma das divisões da casa, tendo em conta a montanha e o hexagrama da direção do canto da prosperidade. Este é um tema avançado que se estuda em Xuan Kong Da Gua.