MENU

As direções em Feng Shui para 2017 Cláudia Moniz, 06 de Fevereiro de 2017

As direções em Feng Shui para 2017
por Cláudia Canto Moniz

GONG XI FA CAI!
Gong Xi Fa Cai é a saudação tradicional do Ano Novo Chinês que se iniciou recentemente. Significa “Desejos de Alegria e Prosperidade no Novo Ano”. Para que tal seja potenciado é costume nesta época mudar o Feng Shui na nossa casa visto que a cada ano o Qi (ou energia) muda. Este artigo dá algumas dicas de como melhorar a Saúde e Prosperidade em 2017.

Para poder analisar quais as direções mais ou menos favoráveis na sua casa durante o ano de 2017, o primeiro passo é circunscrever a planta da casa num retângulo e dividir em nove setores iguais. Depois com uma bússola simples verifica qual a orientação das divisões e irá atribuir uma direção da rosa dos ventos a cada um desses setores, exceto o setor central que não tem direção atribuída. Existem nove estrelas/energias anuais que “voam” para um setor/direção na nossa casa diferente a cada ano. Dessas nove estrelas, temos quatro estrelas positivas, quatro estrelas negativas e uma cuja energia é variável.
 
Vejamos então quais as estrelas/direções deste Novo Ano de 2017:


 
CENTRO -  Estrela 1 - Energia Água Yang
Estrela ligada à sabedoria, conhecimento e capacidade para criar riqueza, este ano encontra-se presa no centro. Isto significa que estes aspetos poderão estar menos ativos de um modo geral durante este ano.
 
NORTE -  Estrela 6 - Metal Yang - POSITIVO
Esta energia está relacionada com o crescimento profissional,  com a autoridade e a organização e este ano voa para Norte. Trabalhar orientado para Norte tende a trazer benefícios no emprego e progressão na carreira.
 
ESTE - Estrela 8 - Solo Yang - POSITIVO
Relaciona-se com a Prosperidade principalmente no setor de imóveis, património e rendimentos. Se tiver uma porta localizada no setor Este, esta poderá trazer aumento de riqueza, pois tem a Estrela 8 ativa. Como estamos no período 8 (divisão de tempo padrão de 20 em 20 anos cíclicos, neste caso entre 2004 e 2024), esta é a energia mais forte (Wang Qi).
 
SUDESTE - Estrela 9 -  Fogo YinPOSITIVO
Energia com bastante movimento que potencia a alegria, a boa disposição, a celebração e o aumento da fama e do reconhecimento. Esta é a segunda energia mais forte, imediatamente a seguir à estrela 8 (Sheng Qi). Estimular atividade no setor Sudeste e a colocação de uma fonte de água tem tendência a ser auspicioso, pois irá ativar a estrela 9.
 
OESTE - Estrela 3 - Árvore Yang - NEGATIVO
Esta energia pode trazer obstáculos, discussões e litígios. Se tiver um quarto virado a Oeste pode utilizar tons de violeta para acalmar esta Estrela que está muito ativa durante 2017 devido ao facto do Animal do Ano Galo (Tai Sui) estar também no setor Oeste.
 
SUL - Estrela 5 - Solo - NEGATIVO
A energia da Estrela 5 pode causar muitos problemas, tais como doenças sérias e agudas, problemas financeiros e mesmo falência. Em Feng Shui Clássico, pode-se drenar este Qi negativo com Metal. Poderá colocar, por exemplo, um carrilhão de vento ou um sino de cobre como cura desta Estrela, especialmente se houver uma porta ou janela neste setor.
 
SUDOESTE - Estrela 7- Metal Yin - NEGATIVO
Em 2017, a Estrela 7 voa para o setor Sudoeste e pode trazer perdas financeiras, acidente ou uma lesão física. É tradicional a cura de sal (3/4 de sal e ¼ de água numa jarra de cristal, com moedas de cobre) para drenar esta energia negativa. Renovar a cura quando a borda da água estiver cheia de cristais de sal. Significa que a energia negativa está a ser curada.
 
NOROESTE -  Estrela 2 -  Solo Yin - NEGATIVO
Em 2017 Noroeste não é um bom setor ou direção. Evitar muito movimento neste setor da casa. Se uma porta estiver a Noroeste, utilizar de preferência uma outra porta caso ela exista.
 
NORDESTE -  Estrela 4 - Árvore Yin - VARIÁVEL
A estrela 4 está ligada a atividades académicas, sorte ou azar e romance. 
 
Estas energias e estrelas anuais são mais ou menos ativas dependendo das estrelas fixas da casa que se encontram nos mesmos setores e também do ano de nascimento dos habitantes da casa.
 
Bom ano de 2017 para todos os leitores da ENFS!