MENU

A Energia e a Tralha Teresa Pereira, 28 de Julho de 2019

O Ki / Chi …. é o nome que se dá á energia que existe e flui pelo nosso corpo através dos meridianos da acupuntura. A medicina chinesa diz-nos que a “doença” surge quando o Chi estagna. Práticas como o Tai Chi e o Chi Kung trazem fluxo à energia vital, conseguindo manter o nosso corpo com saúde e harmonia.
Tudo o que nos rodeia, como as plantas, os minerais, os animais e seres humanos têm Chi. As nossas casas também têm Chi, que a caracteriza e a individualiza. Nós podemos "perceber" ou "sentir" o Chi de um qualquer lugar inconscientemente. Sabe quando nos sentimos bem ou mal em um determinado ambiente, sem saber exatamente o motivo?  
O Feng Shui estuda como o fluxo do Chi flui pela nossa casa, através das diversas divisões. Quando o Chi flui livremente, as pessoas sujeitas a este fluxo são influenciadas positivamente, agora quando o Chi é parado/estagnado, esta influência é negativa, podendo gerar diversos problemas no dia-a-dia das pessoas sujeitas a esta influência, afetando projetos, trabalho, relacionamentos ou qualquer outra área da sua vida.
Desde sempre que a tralha nos acompanha, desde a mala do carro, ao quarto das “tralhas”, às  gavetas onde despejamos os bolsos e as malas, aos cantos da garagem que rapidamente passam a armazém (e que o único espaço livre é o do tamanho do carro)... a tralha é uma constante! A questão levanta-se quando esta constante não sofre mudança, alteração e passa a ficar instalada, e aí poderemos dizer que a casa poderá estar a ficar “doente”, e por influência direta, os seus habitantes. Hora de tratar de ativar este fluxo, mas como?
Na casa, o desentralhar é mexer e remexer, até perceber se é hora de dar um novo rumo, reciclar, vender….Parece fácil, mas é muito desafiante, na maior parte das vezes perdemos e ficamos entalados com um objeto que nos diz tanto, no dilema se o conseguimos largar, chegando a criar um enredo, tentando arranjar desculpas para o mantermos, mesmo sentindo lá no fundo que não é o mais acertado.
Ativar este fluxo na nossa casa e na nossa vida traz-nos saúde e harmonia!
Boas férias e bons desentralhes!