MENU

2019, Ano do Porco Terra Vanda Passos, 28 de Janeiro de 2019

No dia 5 de Fevereiro começa o ano do Porco Terra - ??(Ji Hai) no calendário chinês. É o 12º e último animal do zodíaco, encerrando um ciclo energético, começando um novo ciclo de 12 anos em  25 de Janeiro de 2020 com o Rato. Quando um ciclo se fecha, idealmente devemos deixar tudo resolvido, evitando arrastar para o novo ciclo problemas, relações prejudiciais, insatisfações, dívidas,  deixando o que não faz bem arrumado neste ciclo para deixar de ter aquela sensação que se está a viver algo que já se viveu, abrindo espaço para entrar novo cenário na vida.
O Porco tem como energia primordial Água Yin, conferindo a este ano as suas características de animal alegre, pacífico, confiável, otimista, altruísta, sensível, despreocupado, inteligente, honesto, amigo do seu amigo e da família, mas também irritável com facilidade, desconfiado, zangado, guloso, decidido no que quer, mas descuidado no que não lhe interessa.
Os Ramos Terrestres são conhecidos pela forma dos signos chineses, estes simpáticos animais que ditam as tendências energáticas de cada ano, mas temos também a energia do Tronco Celeste, que este ano será de Solo Yin, ou seja, Terra, energia de estabilidade, maternidade, receptividade, organização, humildade, virtude, honestidade, mas também de passividade e algum descontrole emocional, depressivo, inseguro, ciumento. Algumas características são comuns, mas Terra tem uma energia mais introspectiva e o porco é sociável e gosta de desfrutar a vida.
Esta combinação resulta num ano em qua a Energia Yin é muito forte, dificultando a realização de novos projetos, mais aconselhada para introspecção e resolução pessoal, o que se torna ideal para o referido fecho do ciclo, deixando a ousadia de novos projetos para 2020, com o audaz Rato a começar o novo ciclo. A preguiça vai atacar mais intensamente, mas com alguma disciplina facilitada pela energia da Terra, e lado prático e determinado do Porco, ajudará a cumprir objetivos.
Ano perfeito para desfrutar da vida em família e descansar, cuidando de si e de quem ama. Carregue baterias e não se desgaste à toa, seja paciente, é normal que alguns processos se desenrolem mais lentamente devido ao excesso de yin. Cuidado com a gula, ela será mais forte este ano, trazendo consigo problemas de saúde a quem não se controlar. Também é fundamental um esforço extra para praticar exercício nos próximos meses, até se começar a sentir as influências energéticas yang do próximo ano.
A irritabilidade vai estar no ar, apesar do espírito pacífico de ambas as energias regentes, elas facilmente passam para a zanga, por isso evite choques e debates que não levam a nada, mantenha o foco na sua paz interior. Refrear a impulsividade e ponderar antes de agir será a atitude indicada para este ano.
2019 será benéfico para realizar dinheiro, mas em projetos que já estejam a decorrer, especialmente no setor imobiliário, turismo e serviços relacionados. A boa gestão será essencial para todos, porque dependendo da energia que cada um tem na sua carta de BaZi haverá fortunas para uns e perdas financeiras para outros. Para ter uma previsão pessoal mais precisa, é fundamental cruzar as energias da carta de BaZi com as energias dominantes do ano.
Resumindo, a energia geral de 2019 privilegia a dedicação à família, o balanço pessoal dos últimos 11 anos e resolução do seu ciclo, o descanso e prazer de viver, a sensibilidade, aceitação e ajuda ao próximo. Desfrute!