PT EN

MENU

Cinco Artes

As Cinco Artes, Wu Shu, são os cinco ramos do conhecimento tradicional. Para os orientais, o universo tem uma ordem definida e inerente. Isto é a vida não é um processo aleatório. A metafísica chinesa tem como objectivo estudar e funcionamento dos fenómenos, a forma como a mudança ocorre na natureza. A outra característica do pensamento oriental é a interligação entre todas as coisas e a aplicabilidade de princípios universais a todas as áreas.

Shan, arte da Montanha, é o estudo dos princípios filosóficos no abstracto. A filosofia no estado puro que também se pode designar por "ordem do universo". Por isso inclui todas as outras artes mas em particular o estudo do Dao; exercícios tais como Tai Chi, Qi Gong e outras artes marciais; meditação e aplicações mais práticas tais como a Culinária. A Macrobiótica é uma forma moderna de Shan.

Yi, arte da Medicina e estudo do funcionamento do corpo humano. Na Medicina Tradicional Chinesa considera-se várias terapêuticas desde a acupunctura com agulhas ou fogo (moxibustão), massagem (tui na, shiatsu entre outras), assim como a utilização de ervas e remédios caseiros.

Pu, arte da Divinação, ou seja a arte de prever a consequência de uma determinada ação. Entre os sistemas mais populares de divinação estão os vários métodos e abordagem do I Ching assim como as várias escolas de Qi Men Dun Jia.

Ming, arte do Destino, (ou Astrologia / Astronomia). Tradicionalmente a astrologia e a astronomia eram um estudo único. A astrologia oriental é baseada no conceito circular de tempo. A observação do efeito de um determinado ciclo de tempo na vida dum indivíduo permite antever um efeito semelhante no próximo periodo de tempo com as mesmas características. Entre as formas mais populares de astrologia chinesa são Ba Zi (quatro pilares do destino) e Zi Wei Dou Shu (Astrologia da Estrela Púrpura). Ki das Nove estrelas ou Astrologia do Ki é uma forma simples e popular, mas muito eficaz, praticada no Japão. Seleção de Datas, para casamentos, negócios, comprar e vender, etc. é das artes mais úteis e procuradas no Oriente.

Xiang, arte da Forma, ou Aparência. Esta última estuda Feng Shui Yin (espiritual) e  Feng Shui Yang (das casas), Quiromancia (estudo das linhas da mão), Leitura da Cara e “Naming”, entre outras.

Veja um vídeo sobre ba zi, uma astrologia incluída em Ming - Arte do Destino